Corpo de Bombeiros
Esta corporação conta atualmente com 28 elementos ativos (sendo uma minoria do sexo feminino), 7 estagiários, 3 cadetes, 8 infantes, 9 elementos na reserva e 26 no quadro de Honra.
A sua maioria detém o 9º ano de escolaridade, é casado/a e reside em Alpiarça. No que se refere aos anos de profissão, a mesma é variável (situando-se sobretudo entre os 5 e os 10 anos).
Quadro de Comando
O quadro de comando está neste momento composto apenas pelo 2º Comandante, exercendo para o efeito funções de Comandante interino.
Regime Jurídico dos Corpos dos Bombeiros Decreto-Lei nº 247/2007, de 27 de junho
Quadro Ativo
Estes elementos compõem o corpo ativo dos Bombeiros Municipais de Alpiarça que é misto. No que se refere aos bombeiros profissionais o número ascende aos 28 elementos. Existem ainda 6 elementos que possuem a categoria profissional de Assistente Operacional mas que estão em mobilidade interna. Existem duas exceções
de mobilidade interna em que um funcionário da biblioteca está a exercer funções de operador de central, a par de outro elemento que era motorista de pesados e, por necessidade de reforço de efetivos, passou a efetuar exclusivamente o transporte de doentes para as hemodiálises, fisioterapias ou consultas médicas de especialidadesdiversas.
Estatuto do Pessoal dos Bombeiros Profissionais da Administração Local
Dec. Lei nº 106/2002, de 13 de Abril
Estagiários
Estes elementos já efetuaram o curso de bombeiro, com a duração de 12 meses mas aguardam a promoção para bombeiros de 3ª.
Este quadro pretende elaborar a caraterização sociodemográfica dos elementos sem quadro/estagiários da corporação. A Lei que se aplica é específica, conforme supra identificado. Neste contexto, a maioria é do sexo masculino, possui entre 18 e 30 anos, as
habilitações literárias situam-se entre o 7º e o 9º ano, são residentes em Alpiarça e possuem menos de um ano como tempo de serviço.
Ingressos e acessos nas Carreiras de Oficial de Bombeiro e Bombeiro Voluntário Lei nº 14619/2008, de 27 de maio
Infantes
As crianças que fazem parte dos Infantes têm no mínimo 6 anos e mantêm-se nesta condição até efetuarem os 14 anos de idade.
Os Infantes possuem um bombeiro responsável, que efetua algumas atividades de caráter lúdico, inseridas no contexto dos bombeiros (por exemplo: pintar desenhos com a imagem do bombeiro, participar em acampamentos e em provas de Bicicletas Todo o
Terreno, entre outros).
A maioria dos Infantes são do sexo masculino, possuem entre 6 e 14 anos, menos do que o 6º ano de escolaridade, são residentes em Alpiarça.
Regime Jurídico dos Corpos dos Bombeiros Decreto-lei nº 247/2007, de 27 de junho, Artigo 29º, Escolas de Infantes e Cadetes.
Cadetes
Os adolescentes que fazem parte dos Cadetes têm entre 14 e 16 anos de idade.
Estes jovens que compõem os Cadetes, estão já sujeitos a algum rigor e disciplina sendo que, podem ir às formações e colaborar na organização dos eventos promovidos pelos BMA mas não podem fazer serviços operacionais. Na sua maioria são do sexo masculino, com predominância nos 15/16 anos, todos possuem entre o 6º e o 9º ano, são residentes em Alpiarça e, com menos de 1 ano de serviço.
Regime Jurídico dos Corpos dos Bombeiros Decreto-lei nº 247/2007, de 27 de junho, Artigo 29º, Escolas de Infantes e Cadetes.
Quadro de Reservas
O pessoal passa ao Quadro de Reserva quando não efetua 200 horas anuais de prestação de serviço à corporação, divididos por:
-100 h de piquete/socorro/emergência
-50 h de transporte de doente/prevenção
-50 h de instrução/formação
Os elementos que constam neste quadro também estão ao abrigo de um Decreto - Lei, diferente das situações anteriormente designadas.
A sua maioria é do sexo masculino, possui entre 18 e 30 anos, detêm entre o 7º e o 9º ano, são bombeiros/as de 3ª, residentes em Alpiarça, casados/as e entre 2 a 5 anos de serviço.
Regime Jurídico dos Corpos dos Bombeiros Decreto-Lei nº 247/2007, de 27 de junho
Quadro de Honra
De acordo com o Decreto-Lei nº 247/2007, de 27 de junho, Secção III, artigo 9º do nº2, alínea d)
O Quadro de Honra é constituído pelos elementos que, com zelo, dedicação, disponibilidade e abnegação desempenharam, durante um longo período de tempo, semqualquer punição disciplinar, funções num corpo de bombeiros ou que adquiriram incapacidade por doença ou acidente ocorrido em serviço.
A totalidade dos elementos é do sexo masculino sendo que, não nos foram fornecidos dados relativos à idade, às habilitações literárias e estado civil. No que se refere à categoria, salientam-se dois elementos de comando, sendo que os restantes na categoria de chefes a bombeiros de 3ª. A totalidade dos elementos é residente em Alpiarça e possui mais de 20 anos de serviço.
Identidade
O Corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça foi criado a 6 de Março de 1949, pela Câmara Municipal de Alpiarça. Os Bombeiros têm como missão o combate a incêndios. o serviço de saúde e os socorros a náufragos. É uma instituição de utilidade pública, tutelada pelo Município de Alpiarça, com regulamento próprio.
Os Bombeiros Municipais de Alpiarça (BMA), são um corpo de operacionais misto sendo composto por bombeiros profissionais e voluntários. Atualmente conta com 28 elementos no quadro ativo. Apesar de alguns elementos exercerem em regime de voluntariado, os Bombeiros de Alpiarça, sempre desempenharam as suas missões com responsabilidade e eficiência. Para isso contribuíram todos aqueles que serviram e servem o lema “Vida por Vida”. Os homens que mais se destacaram na história do corpo de bombeiros foram, o seu fundador, Dr. Raul José das Neves, o primeiro comandante do Corpo Bombeiros Municipais de Alpiarça, Sr. Eduardo Pinto de Menezes e o comandante Francisco Batata Correia.
O Quartel situa-se na Rua dos Bombeiros e da Música. Os Bombeiros dispõem-se a receber qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer as suas instalações, bem como o funcionamento do próprio Corpo de Bombeiros.








